SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número66Repensando práticas: delegacias da mulher enquanto espaço dialógico de prevenção à violência conjugalA construção da parentalidade após a dissolução conjugal e as oficinas de parentalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

VIEIRA, Érica dos Santos  e  BRITO, Leila Maria Torraca de. Conflitos entre pais e filhos batem à porta do conselho tutelar. Nova perspect. sist. [online]. 2020, vol.29, n.66, pp. 74-86. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v29i66.513.

Neste artigo busca-se refletir sobre questões contemporâneas que podem estar contribuindo para certo sentimento de perda de autoridade parental, relatado por um número considerável de pais e mães que procura o Conselho Tutelar indagando-se, também, sobre o papel do referido órgão perante tais situações. A partir da compreensão da autoridade parental como relacionada ao lugar genealógico ocupado pelos responsáveis no que tange à transmissão geracional, foi possível circunscrever, com o apoio da bibliografia utilizada, alguns fatores contemporâneos que poderiam colaborar para o quadro aqui apresentado. Destacam-se, no trabalho, o (des)entendimento sobre as leis de proteção à infância, a medicalização da vida, o estreitamento das fronteiras geracionais e os meios de comunicação de massa. Conclui-se que o Conselho Tutelar deve fornecer apoio para que os responsáveis possam efetuar a transmissão geracional, o que certamente não significa ocupar o lugar deles.

Palavras-chave : Conselho Tutelar; Relações familiares; Direitos da criança.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License