SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue67The use of metaphors with an adolescent in a family psychotherapeutic process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Nova Perspectiva Sistêmica

Print version ISSN 0104-7841On-line version ISSN 2594-4363

Abstract

SOUZA, Laura Vilela e; LION, Camila Martins; VIDOTTO, Letícia Trombini  and  MOSCHETA, Murilo dos Santos. Recursos da terapia narrativa de sessão única em tempos de pandemia e isolamento social. Nova perspect. sist. [online]. 2020, vol.29, n.67, pp. 7-22. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v29i67.571.

Nesse texto, apresentamos as contribuições da modalidade de intervenção de terapia de sessão única fundamentada nos pressupostos da terapia narrativa aplicada ao contexto da pandemia da Covid-19. Iniciamos nosso texto com um esboço da complexidade que marca diferentes experiências da pandemia e isolamento social e apresentamos os principais cuidados a serem realizados no atendimento psicológico voluntário brevíssimo, on-line e em situação de emergências. Na sequência, abordamos o passo a passo da terapia narrativa de sessão única. Destacamos a importância da construção um uma agenda de trabalho para delimitação do foco da intervenção, da descrição rica e externalizada do problema, seus efeitos e sua influência na vida do cliente, da busca, reconhecimento e valorização de narrativas alternativas e, finalmente, da construção de possibilidades a partir dos recursos identificados na sessão. Acreditamos que o que apresentamos possa inspirar aplicações em variadas situações.

Keywords : Terapia de sessão única; Terapia narrativa; Aconselhamento psicológico; Plantão psicológico; Emergências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License