SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número67O uso de metáforas com um adolescente em processo psicoterapêutico familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

SOUZA, Laura Vilela e; LION, Camila Martins; VIDOTTO, Letícia Trombini  e  MOSCHETA, Murilo dos Santos. Recursos da terapia narrativa de sessão única em tempos de pandemia e isolamento social. Nova perspect. sist. [online]. 2020, vol.29, n.67, pp. 7-22. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v29i67.571.

Nesse texto, apresentamos as contribuições da modalidade de intervenção de terapia de sessão única fundamentada nos pressupostos da terapia narrativa aplicada ao contexto da pandemia da Covid-19. Iniciamos nosso texto com um esboço da complexidade que marca diferentes experiências da pandemia e isolamento social e apresentamos os principais cuidados a serem realizados no atendimento psicológico voluntário brevíssimo, on-line e em situação de emergências. Na sequência, abordamos o passo a passo da terapia narrativa de sessão única. Destacamos a importância da construção um uma agenda de trabalho para delimitação do foco da intervenção, da descrição rica e externalizada do problema, seus efeitos e sua influência na vida do cliente, da busca, reconhecimento e valorização de narrativas alternativas e, finalmente, da construção de possibilidades a partir dos recursos identificados na sessão. Acreditamos que o que apresentamos possa inspirar aplicações em variadas situações.

Palavras-chave : Terapia de sessão única; Terapia narrativa; Aconselhamento psicológico; Plantão psicológico; Emergências.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License