SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número67Recursos da terapia narrativa de sessão única em tempos de pandemia e isolamento socialA conjugalidade diante do enfrentamento de múltiplos estressores: um estudo de caso sobre uma terapia de casal involuntária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

TRAJANO, Mariana Peres  e  GONCALVES, Monica Duarte Da Silva. O uso de metáforas com um adolescente em processo psicoterapêutico familiar. Nova perspect. sist. [online]. 2020, vol.29, n.67, pp. 23-40. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v29i67.517.

Neste artigo, buscamos ressaltar as contribuições que as metáforas proporcionam para ampliar os recursos conversacionais entre psicólogo e cliente. Para compreender e refletir, portanto, o processo da família, nosso olhar conversou com o construcionismo social, bem como com as práticas colaborativas e narrativas. O estudo de caso aqui apresentado se refere a um recorte de um processo psicoterápico familiar. O foco, no entanto, serão as sessões das quais o adolescente, que estava em período de adoção, participou individualmente. Estas foram escolhidas para exemplificar a forma como coconstruímos a utilização das métáforas, as quais foram utilizadas e propriciaram a conexão da dupla cliente-terapeuta, possibilitando ressignificar os sentimentos e emoções desse adolescente sobre algumas questões importantes da sua história, incluindo a estigmatização que marcava suas falas sobre quem acreditava ser - um adolescente malvado e não amado.

Palavras-chave : Metáforas; Processo psicoterapêutico; Adolescência; Construcionismo social; Práticas colaborativas e dialógicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License