SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue67The use of metaphors with an adolescent in a family psychotherapeutic processRelationship characteristics of couples who choose not to have children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Nova Perspectiva Sistêmica

Print version ISSN 0104-7841On-line version ISSN 2594-4363

Abstract

SILVA, Ana Dóris da  and  SILVA, Isabela Machado da. A conjugalidade diante do enfrentamento de múltiplos estressores: um estudo de caso sobre uma terapia de casal involuntária. Nova perspect. sist. [online]. 2020, vol.29, n.67, pp. 41-55. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v29i67.515.

Neste artigo, investigamos a experiência da conjugalidade em um contexto de múltiplos estressores. Realizamos um estudo de caso do qual participou um casal que iniciou o processo terapêutico por recomendação da instituição em que seus filhos se encontravam acolhidos. Os dados foram submetidos a uma análise narrativa e discutidos a partir da abordagem sistêmica, com o intuito de compreender a dinâmica relacional do casal e refletir sobre estratégias e intervenções a serem utilizadas nesse contexto. Destacamos as dificuldades enfrentadas pela sobreposição de múltiplos estressores, como uso abusivo de álcool e drogas, violência doméstica e acolhimento dos filhos. Ressaltamos a necessidade de uma abordagem terapêutica contextualizada.

Keywords : relacionamento conjugal; acolhimento institucional; violência doméstica; estressores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License