SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número67O uso de metáforas com um adolescente em processo psicoterapêutico familiarCaracterísticas do relacionamento conjugal de casais que optaram por não ter filhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

SILVA, Ana Dóris da  e  SILVA, Isabela Machado da. A conjugalidade diante do enfrentamento de múltiplos estressores: um estudo de caso sobre uma terapia de casal involuntária. Nova perspect. sist. [online]. 2020, vol.29, n.67, pp. 41-55. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v29i67.515.

Neste artigo, investigamos a experiência da conjugalidade em um contexto de múltiplos estressores. Realizamos um estudo de caso do qual participou um casal que iniciou o processo terapêutico por recomendação da instituição em que seus filhos se encontravam acolhidos. Os dados foram submetidos a uma análise narrativa e discutidos a partir da abordagem sistêmica, com o intuito de compreender a dinâmica relacional do casal e refletir sobre estratégias e intervenções a serem utilizadas nesse contexto. Destacamos as dificuldades enfrentadas pela sobreposição de múltiplos estressores, como uso abusivo de álcool e drogas, violência doméstica e acolhimento dos filhos. Ressaltamos a necessidade de uma abordagem terapêutica contextualizada.

Palavras-chave : relacionamento conjugal; acolhimento institucional; violência doméstica; estressores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License