SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue67Marital relations in the face of multiple stressors: a case study on an involuntary couple therapyFemale mental health and reproductive cycle: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Nova Perspectiva Sistêmica

Print version ISSN 0104-7841On-line version ISSN 2594-4363

Abstract

COELHO, Ingrid Mesquita; SOUZA, Daniel Cerdeira de  and  SILVA, Iolete Ribeiro da. Características do relacionamento conjugal de casais que optaram por não ter filhos. Nova perspect. sist. [online]. 2020, vol.29, n.67, pp. 56-69. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v29i67.559.

Nesta pesquisa tivemos como objetivo descrever características do relacionamento conjugal de casais sem filhos por opção, elencando as razões que os levaram a optarem por tal decisão e compreender seu nível de satisfação no que concerne ao seu relacionamento conjugal por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Participaram 10 casais, sendo cinco casais adultos jovens (18 a 30 anos) e cinco casais adultos (31 a 60 anos). A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário on-line e os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados foram compilados em quatro categorias que mostraram as dinâmicas envolvidas no desejo de não ter filhos, sendo: (a) Falta de desejo de ter filhos; (b) Desenvolvimento da carreira profissional; (c) A responsabilidade exigida para a criação de um filho; (d) Estabilidade financeira. Por fim, demonstramos que os casais estavam satisfeitos com seus relacionamentos e que enfrentavam alguns estigmas baseados em gênero por conta da decisão da não maternidade/paternidade.

Keywords : Conjugalidade; Família; Filhos; Maternidade; Paternidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License