SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número67Características do relacionamento conjugal de casais que optaram por não ter filhosEstratégias de acompanhamento psicológico da parentalidade adotiva: notas sobre experiências grupais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

MEDRADO, Ana Carolina Cerqueira  e  LIMA, Mônica. Saúde mental feminina e ciclo reprodutivo: uma revisão de literatura. Nova perspect. sist. [online]. 2020, vol.29, n.67, pp. 70-84. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v29i67.560.

Neste artigo objetivamos refletir criticamente sobre a produção na literatura a respeito do adoecimento mental de mulheres em relação ao ciclo reprodutivo feminino, com destaque para marcadores sociais como raça e classe social. Trata-se de um recorte da revisão de literaura de uma tese que selecionou 80 artigos, correspondente à categoria "ciclo reprodutivo", totalizando 22 artigos. Na introdução fazemos uma retomada histórica da associação do ciclo reprodutivo à saúde mental feminina, advinda de uma leitura essencialista da mulher e da medicalização de seu corpo. Como referencial teórico, adotamos a Psicologia Social Construcionista e o Feminismo Interseccional. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde e caracteriza-se como revisão de literatura integrativa. Na seleção consideramos artigos em inglês, português e espanhol no período entre 2014 a 2018. Os textos foram divididos em subtemas relacionados ao objetivo do artigo, considerando o transtorno mental e algum período do ciclo reprodutivo feminino. Os achados da revisão enfocam os determinantes sociais envolvidos no adoecimento feminino, como pobreza, sobrecarga de trabalho e violência. Concluímos que as informações do estudo permitem desessencializar o adoecimento mental feminino, indicando que as atribuições sociais às mulheres têm sido fonte de adoecimento para elas.

Palavras-chave : mulher; saúde mental; Psicologia Social Construcionista; Feminismo Interseccional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License