SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número67Saúde mental feminina e ciclo reprodutivo: uma revisão de literaturaDa suspeita ao diagnóstico de câncer infantojuvenil: a experiência de familiares em serviços de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

MIRANDA, Paulo Ricardo de Araújo; FIOROTT, Juliana Gomes; GIACOMOZZI, Andréia Isabel  e  BOUSFIELD, Andréa Barbará da Silva. Estratégias de acompanhamento psicológico da parentalidade adotiva: notas sobre experiências grupais. Nova perspect. sist. [online]. 2020, vol.29, n.67, pp. 85-97. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v29i67.549.

No presente artigo objetiva-se analisar a importância de espaços grupais no acompanhamento psicológico tanto dos pretendentes à adoção, quanto das mães e pais após a adoção. Ao todo realizou-se três grupos de seis encontros cada, durante o ano de 2019. Os grupos eram gratuitos, fechados, quinzenais e ocorriam no período noturno em um serviço de atendimento psicológico de uma universidade pública do Brasil. Como método de análise da intervenção, foram aplicados questionários antes e depois da realização dos grupos. Os questionários preenchidos foram tabulados e categorizados para análise qualitativa e descritiva dos dados. Os principais resultados apontam para os espaços grupais como locais profícuos para elaboração das motivações e angústias que caracterizam o processo adotivo. Sinaliza-se a necessidade de construção e complexificação de políticas públicas voltadas à parentalidade adotiva que promovam acompanhamentos grupais tanto aos pretendentes, quanto às mães e pais por adoção.

Palavras-chave : Adoção; Parentalidade adotiva; Vínculo; Grupos; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License