SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número68A escultura familiar: aplicações terapêuticas nas terapias sistêmicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

GARCIA, Gabriely Leme  e  SILVA, Lydio Roberto. Musicoterapia familiar sistêmica: as práticas sonoro-musicais no fortalecimento dos vínculos familiares pós-adoção. Nova perspect. sist. [online]. 2020, vol.29, n.68, pp. 6-18. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v29i68.569.

A Musicoterapia Familiar Sistrmica (MFS) + uma abordagem pouco explorada no Brasil e tem como objetivo utilizar a m?sica e seus elementos para promover a melhoria do sistema familiar e das relaÜžes familiares. +s vezes, as questžes a serem trabalhadas na terapia familiar sNo complexas e difTceis de expressar em palavras e, nesse contexto, as pr¯ticas sonoro-musicais podem favorecer a expressNo desses conte?dos. Nesta pesquisa tem-se como objetivo descrever as contribuiÜžes das pr¯ticas sonoro-musicais no fortalecimento dos vTnculos familiares p?s-adoÜNo na perspectiva da MFS. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa e explorat?ria. Consiste no relato de seis intervenÜžes realizadas com uma famTlia p?s-adoÜNo, em Curitiba/PR. Conclui-se que as intervenÜžes realizadas possibilitaram observar mudanÜas significativas na escuta e na postura dos membros da famTlia, aspectos que contribuTram na dindmica familiar e oportunizaram ampliar o conhecimento sobre a MFS.

Palavras-chave : Musicoterapia familiar sistrmica; Musicoterapia; FamTlia; AdoÜNo; Terapia familiar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License