SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número68A escultura familiar: aplicações terapêuticas nas terapias sistêmicasUma proposta teórico-metodológica para subsidiar a facilitação de grupos reflexivos e de apoio ao luto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

FEIJO, Marianne Ramos et al. Grupos com cuidadores de pessoas com doença de parkinson (DP): um convite à reflexão. Nova perspect. sist. [online]. 2020, vol.29, n.68, pp. 31-45. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v29i68.547.

O artigo convida à reflexão sobre a importância dos diálogos em grupos de pessoas com (DP) e com seus cuidadores. Estes são grupos de pessoas com limitações sociais, devido aos efeitos do processo de envelhecimento, da DP e, no caso dos cuidadores, da atenção ao paciente. A reflexão proposta é fruto de diversas ações de pesquisa e de extensão, com destaque para o relato sobre grupos de partilha com cuidadores de pessoas com DP, que com o objetivo de gerar espaços de trocas e de atenção aos cuidadores, resultaram em reflexões relevantes. Os principais temas, sugeridos pelos cuidadores: sobrecarga do cuidador/a familiar, relação cuidador/a-pessoa com DP, práticas que promovam o cuidado, o desenvolvimento, a convivência, o lazer e a autonomia dos participantes. O grupo de partilha é parte de um projeto de extensão interistitucional e transdisciplinar, e está embasado em pesquisas de cunho sistêmico sobre a rede social pessoal (Sluzki, 1997).

Palavras-chave : Grupos; Cuidadores; Doença de Parkinson.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License