SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número68Uma proposta teórico-metodológica para subsidiar a facilitação de grupos reflexivos e de apoio ao lutoPsicologização do machismo e romantização da violência de gênero no filme Wifi Ralph índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

BEIRAS, Adriano; BRONZ, Alan  e  SCHNEIDER, Pedro de Figueiredo. Grupos reflexivos de gênero para homens no ambiente virtual: adaptações, desafios metodológicos, potencialidades. Nova perspect. sist. [online]. 2020, vol.29, n.68, pp. 61-75. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v29i68.606.

Neste artigo temos por objetivo problematizar a adaptação de metodologias grupais reflexivas sobre gênero ao sistema de encontros on-line mediados por programas que permitem reuniões no espaço virtual. Relatamos o desafio de manter uma postura teórico-filosófica e metodológica alinhada a processos reflexivos, coconstrução de espaços relacionais de discussão, respeito à diversidade e problematização das relações de gênero, atentos a um novo contexto social e à produção de novas desigualdades. Buscamos trazer à reflexão aspectos adaptativos iniciais, desafios e potencialidades a partir da experiência dos autores na realização destes grupos nos meses iniciais de pandemia e isolamento social. Considerando a experiência de utilização da metodologia de grupos reflexivos do Instituto Noos e da organização MEMOH, especialmente centrando no público de homens interessados na reflexão coletiva sobre gênero e masculinidades, desenvolvemos uma nova organização de convivência e etiqueta relacional que permite avanços, porém alinha em seu entorno também perdas em comparação ao formato presencial.

Palavras-chave : Homens; Masculinidades; Espaço virtual; Gênero; Grupos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License