SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número68Psicologização do machismo e romantização da violência de gênero no filme Wifi Ralph índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

ACUNA, JosÚ Tadeu. Desenvolvimento de autoconhecimento e projeto de vida na orientašNo vocacional: um relato de caso. Nova perspect. sist. [online]. 2020, vol.29, n.68, pp. 91-104. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v29i68.518.

A OrientašNo Vocacional (OV), quando realizada com adolescentes, estimula o autoconhecimento, a formašNo de habilidades, competrncias e conhecimentos requeridos para a elaborašNo de projetos de vida, inclusive promove suporte psicol?gico a esses sujeitos que enfrentam diversos desafios nessa etapa do ciclo vital. Nesta direšNo, relata-se um caso de OV cujo participante foi um jovem de 22 anos, matriculado em um cursinho prÚ-vestibular p?blico. A intervenšNo teve carßter informativo e formativo, foi subsidiada por epistemologias construtivistas e socioconstrucionistas, almejou o desenvolvimento do autoconhecimento e a facilitašNo da construšNo de projetos de vida. Ao longo dos sete encontros o orientando conseguiu se perceber em uma trama de relaš§es sociais as quais influenciam a constituišNo de seu modo de ser. + guisa de conclusNo, a estrutura da OV praticada reuniu elementos da ordem clÝnica e educacional - tais caracterÝsticas favoreceram o desenvolvimento de recursos pessoais para o planejamento e execušNo do projeto de vida do participante.

Palavras-chave : OrientašNo vocacional; Adolescrncia; Autoconhecimento; Processos reflexivos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License