SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número69O terapeuta como produtor de conhecimentos: contribuições da perspectiva construcionista socialConversações com a morte: experiências em terapia colaborativa dialógica para situações de perda e luto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

MARTINS, Pedro Pablo Sampaio; MANFRIM, Ana Flávia Nascimento  e  DORICCI, Giovanna Cabral. Conversa sobre valores: construindo sentidos, importâncias e caminhos na prática clínica. Nova perspect. sist. [online]. 2021, vol.30, n.69, pp. 17-33. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v30i69.584.

Neste artigo descrevemos a conversa sobre valores, um recurso terapêutico de epistemologia construcionista social. Ela tem como objetivos ajudar o cliente a nomear valores importantes para si, a partir da análise conjunta e produção de sentidos sobre acontecimentos de sua vida, e construir possibilidades para que eles estejam mais presentes e bem cuidados em suas ações e decisões cotidianas. Descrevemos quais foram nossas experiências que inspiraram a construção deste recurso, sua fundamentação teórica, os passos que o compõem na prática e seus principais efeitos. Eles são: a construção de um senso de orientação diante do problema; a possibilidade de caminhar de maneira visual diante do que é importante para o cliente, considerando sua proximidade espacial em determinado marco temporal; e a reflexão sobre quem nos tornamos conforme orientamos nossas decisões a partir do que consideramos importante. Um caso clínico é apresentado para ilustrar o uso do recurso.

Palavras-chave : Terapia; Prática clínica; Construcionismo social; Produção de sentidos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License