SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número69Conversações com a morte: experiências em terapia colaborativa dialógica para situações de perda e lutoVisão sistêmica sobre os pressupostos de alienação parental na prática clínica individual e familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

SOUSA, Analicia Martins de  e  SOUZA, Fernanda Hermínia Oliveira. Psicólogas(os) clínicas(os) e as demandas de mães e pais em litígio. Nova perspect. sist. [online]. 2021, vol.30, n.69, pp. 49-61. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v30i69.613.

Psicólogas(os) clínicas(os) são procuradas(os) com frequência por genitores envolvidos em processos judiciais sobre a guarda de filhos, com alegações de alienação parental e/ou abuso sexual infantil. Nessas situações, são comuns pedidos de documentos psicológicos, os quais, invariavelmente, são encaminhados à Justiça. Além de incrementar a lide processual, tais documentos têm resultado em denúncias éticas nos Conselhos de categoria, realizadas por genitores que se veem prejudicados por seu conteúdo. Neste ensaio, objetivamos contribuir do ponto de vista teórico, técnico e ético da Psicologia para discussões acerca da produção de documentos por psicólogas(os) que atuam em consultório privado. Aliada à experiência das autoras como psicólogas jurídicas, é adotada a perspectiva social crítica da Psicologia Jurídica. Constatamos que o reduzido envolvimento daquelas(es) profissionais nos debates sobre família pós-divórcio torna as práticas na área de fácil alcance da judicialização. Apontamos, assim, como urgente e imprescindível o diálogo interdisciplinar.

Palavras-chave : Psicoterapia; Psicologia jurídica; Divórcio; Alienação parental; Abuso sexual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License