SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue69A systemic approach to parental alienation assumptions and clinical practice with individuals and familiesThe impact of litigation on children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Nova Perspectiva Sistêmica

Print version ISSN 0104-7841On-line version ISSN 2594-4363

Abstract

BARBOSA, Luciana de Paula Gonçalves; MENDES, Josimar Antônio de Alcântara  and  JURAS, Mariana Martins. Dinâmicas disfuncionais, disputa de guarda e alegações de alienação parental: uma compreensão sistêmica. Nova perspect. sist. [online]. 2021, vol.30, n.69, pp. 78-95. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v30i69.612.

Desde a promulgação da lei de alienação parental (Lei nº 12.318/2010) no Brasil, a popularidade do tema e as suas alegações no contexto da Justiça só têm aumentado. Contudo, discussões críticas, técnicas e éticas sobre a sua aplicação nesse contexto ainda são necessárias. Por isso, neste artigo, apresentamos um estudo de caso qualitativo com base em dois casos atendidos pela equipe psicossocial do TJDFT. A discussão dos casos faz leituras sistêmicas sobre as alegações de alienação parental durante a disputa de guarda na Justiça. Essas leituras desvelaram a complexidade dos casos e a causalidade circular daquelas dinâmicas apontadas como 'alienação parental'. No texto, também fazemos incursões sobre o papel e a postura dos profissionais da equipe psicossocial diante desses casos, a partir de uma perspectiva sistêmica.

Keywords : Alienação parental; Perspectiva sistêmica; Disputa de guarda; Estudo psicossocial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License