SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número70Utilização de instrumentos reflexivos na formação de terapia familiar: "cadernos de viagem" e equipe reflexivaProdução de conhecimento sobre fenômenos psicossociais em tempos de COVID-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

RIBEIRO, Manoela Maris  e  ANTUNES, Marcos Henrique. Repercussões do home office nos contextos do trabalho e da família: revisão integrativa. Nova perspect. sist. [online]. 2021, vol.30, n.70, pp. 13-28. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v30i70.608.

RESUMO Esta revisão integrativa da produção nacional objetivou compreender as repercussões do home office nos contextos do trabalho e da família. Foi consultada a plataforma BVS-Psi, utilizando os descritores home office, teletrabalho e trabalho remoto. Foram recuperadas 301 referências, dentre as quais selecionou-se, com base nos critérios de elegibilidade, oito artigos. Os resultados indicam escassez de produções nacionais acerca da temática. Referente ao trabalho, verificou-se que os teletrabalhadores, por uma via, percebem maior autonomia e flexibilidade e, por outra via, enfrentam dificuldades de adaptação, de organização do tempo e de infraestrutura. Concernente à família, constatou-se que, embora se expandam as condições de interação, o home office produz desafios no cumprimento de atividades cotidianas compartilhadas, de tarefas domésticas e de cuidados com familiares, exigindo estratégias de negociação da participação nesse contexto. Discute-se que o home office é mobilizador de um amplo processo de reorganização da vida pessoal, profissional e relacional do indivíduo.

Palavras-chave : trabalho; home office; teletrabalho; trabalho remoto; família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License