SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número70Repercussões do home office nos contextos do trabalho e da família: revisão integrativaFundamentos epistemológicos da teoria de murray bowen índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

CARVALHO, Danilo Conceição de; VARGAS, Maricelly Gómez  e  JESUS, Mônica Lima de. Produção de conhecimento sobre fenômenos psicossociais em tempos de COVID-19. Nova perspect. sist. [online]. 2021, vol.30, n.70, pp. 29-50. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v30i70.599.

O artigo apresenta uma aproximação com o movimento do construcionismo social, seus princípios e especificidade na área da psicologia social na sua articulação com o fenômeno psicossocial da pandemia da COVID-19. Destaca-se a prática discursiva e a produção de sentidos como abordagem para nortear as pesquisas psicológicas interessadas em questionar o saber e o conhecimento de fenômenos naturalizados nos discursos tanto na academia quanto na vida cotidiana. A diversidade teórico-metodológica da psicologia e as mudanças da sociedade têm exigido dos/as pesquisadores/as formas de pensar e proceder que valorizem a multiplicidade de sentidos para além da unificação de discursos generalizados e hegemônicos que precisam de críticas e reflexões permanentes, visando posturas politizadas das pessoas e grupos favorecendo a transformação social.

Palavras-chave : construcionismo social; psicologia social; práticas discursivas; Covid-19.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License