SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número70Fundamentos epistemológicos da teoria de murray bowenTransmissão transgeracional de padrões conjugais e familiares: implicações para o cuidado em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

NAGEM, Tamiris Esteves  e  NEGOZIO, Simone Bambini. Do método clínico centrado na pessoa à terapia de família relacional sistêmica: diálogos possíveis. Nova perspect. sist. [online]. 2021, vol.30, n.70, pp. 64-76. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v30i70.644.

RESUMO No contexto da Reforma Sanitária, surge a Atenção Primária à Saúde (APS), porta de entrada e coordenadora das redes de atenção em saúde, e a Estratégia Saúde da Família (ESF) como operacionalização desse novo formato de organização. A ESF, pautada no entendimento do contexto em que se insere sua população adscrita, no trabalho interdisciplinar e na construção de uma abordagem integral e resolutiva, enfatiza a passagem para um modelo complexo, trabalhando com paradigmas que norteiam o pensamento sistêmico pós-moderno: a complexidade, a instabilidade e a intersubjetividade. Este relato traz um enfoque na relação entre o campo de atuação da medicina de família e comunidade, que ocorre sobretudo no contexto da APS - com o método clínico centrado na pessoa e a abordagem familiar - e o campo de atuação da terapia de família relacional sistêmica, entendendo tais abordagens como semelhantes em sua inclusão de questões psicossociais, do contexto, da família e do próprio profissional no modelo de comunicação.

Palavras-chave : terapia familiar; atenção primária à saúde; medicina de família e comunidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License