SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número70Do método clínico centrado na pessoa à terapia de família relacional sistêmica: diálogos possíveisGrupo "diálogos de paz": atuação intersetorial junto a homens autores de violência contra as mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Nova Perspectiva Sistêmica

versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363

Resumo

DLVES-SILVA, Junia Denise  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Transmissão transgeracional de padrões conjugais e familiares: implicações para o cuidado em saúde. Nova perspect. sist. [online]. 2021, vol.30, n.70, pp. 77-92. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v30i70.570.

RESUMO Este estudo buscou compreender a transmissão transgeracional de elementos entre as gerações das famílias com foco nas práticas conjugais e familiares. A partir de uma revisão narrativa, destaca-se que as produções mais recentes acerca do assunto exploraram os seguintes aspectos: a família como meio privilegiado de transmissão; a aprendizagem de práticas educativas em família; a influência familiar na construção dos vínculos afetivos; e o papel do casamento. As famílias apresentam modos variados de transmitir conteúdos entre as gerações, reforçando a ideia da preexistência de uma história transmitida como um legado familiar e que entrelaça o desenvolvimento individual ao desenvolvimento da família. Considerar esses elementos no cuidado em saúde pode ser útil para uma reflexão sobre os aspectos intersubjetivos que atravessam o grupo familiar e que podem estar associados a comportamentos em saúde, promovendo uma atenção mais próxima, integrada e humanizada.

Palavras-chave : família; relações familiares; casamento; enfermagem familiar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License