SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue70Transgenerational transmission of conjugal and family patterns: implications for health care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Nova Perspectiva Sistêmica

Print version ISSN 0104-7841On-line version ISSN 2594-4363

Abstract

MOURAO, Thais Helena Ramos Queiroz  and  BATISTA, Kevin Samuel Alves. Grupo "diálogos de paz": atuação intersetorial junto a homens autores de violência contra as mulheres. Nova perspect. sist. [online]. 2021, vol.30, n.70, pp. 93-107. ISSN 0104-7841.  http://dx.doi.org/10.38034/nps.v30i70.602.

O artigo reflexiona, a partir da experiência do grupo reflexivo "Diálogos de Paz", realizado em São Gonçalo do Amarante - CE, em 2019, as possibilidades e os desafios na atuação grupal junto a homens autores de violência (HAV) contra as mulheres. O texto abrange o histórico de estudos, trabalhos e intervenção nessa temática, e debate dos referenciais teóricos utilizados entre eles. Em uma perspectiva exploratória qualitativa, o artigo versa sobre o grupo sob análise como proposta promotora de espaços problematizadores da relação entre violência e masculinidades. Assim, verifica-se aproximações entre o método adotado na experiência com o aporte construtivista-narrativista com perspectiva de gênero. Constata-se, então, que o espaço produziu abordagem de compreensão integral dos homens participantes, não os limitando a seus atos violentos. Feitas as análises, considera-se fundamental abordar tal temática de forma preventiva, potencializando uma atuação intersetorial que amplie o debate de gênero pelos diversos âmbitos formativos sociais.

Keywords : Grupo reflexivo; Masculinidades; Violência contra as mulheres; Atuação intersetorial; Atuação psicossocial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License