SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Variabilidade comportamental: uma taxonomia estruturalDesenvolvendo programas individualizados para o ensino de leitura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Comportamentalia

versión impresa ISSN 0188-8145

Resumen

ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de; REIS, Adriana Alcântara dos  y  PARACAMPO, Carla Cristina Paiva. Efeitos de uma história de reforço contínuo sobre o seguimento de regras. Acta comport. [online]. 2006, vol.14, n.1, pp. 47-75. ISSN 0188-8145.

Este estudo investigou, com 16 universitários, distribuídos em dois experimentos, os efeitos de uma história de reforço contínuo sobre o seguimento de regras. Utilizou-se um procedimento de escolha segundo o modelo, com três estímulos de comparação; a tarefa consistia em apontar cada um dos três estímulos de comparação, em seqüência, de acordo com a dimensão em comum com o modelo. As regras especificavam qual seqüência deveria ser emitida. O seguir regra discrepante das contingências de reforço não era reforçado; o seguir regra correspondente era reforçado em CRF. Nos dois experimentos essas regras eram apresentadas na ordem correspondente-discrepante ou na ordem discrepante-correspondente-discrepante, dependendo da condição experimental. Em um segundo experimento, os participantes eram expostos a uma história de reforço contínuo antes de serem expostos às regras. Todos os participantes do Experimento 1 (n = 8) seguiram regra e sete dos oito do Experimento 2 abandonaram o seguimento da regra discrepante e passaram a responder de acordo com suas histórias experimentais. Os resultados têm implicações para a identificação das variáveis envolvidas no seguimento de regras.

Palabras clave : Regras; Contingências; História de reforço contínuo; Procedimento de escolha segundo o modelo; Estudantes universitários.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License