SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1The effects of continuous reinforcement history on rule-following behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

SOUZA, Deisy G. de  and  ROSE, Júlio C. de. Desenvolvendo programas individualizados para o ensino de leitura. Acta comport. [online]. 2006, vol.14, n.1, pp. 77-98. ISSN 0188-8145.

Este artigo resume uma linha de pesquisa que busca desenvolver programas individualizados para ensino de leitura a indivíduos com dificuldades na aquisição da linguagem escrita. O principal objetivo do ensino de leitura e escrita é estabelecer o repertório de uma pessoa alfabetizada: ler com fluência e compreensão e expressar-se por escrito. A escrita alfabética permite que uma pessoa aprenda apenas umas poucas unidades e as recombine para ler ou escrever qualquer palavra da língua. Alcançar esse objetivo, no entanto, tem sido um desafio permanente para o sistema escolar. Uma constatação freqüente na literatura referente à pesquisa sobre leitura é que qualquer método de ensino, por melhor que seja, sempre falha com alguns aprendizes. Nossos estudos tem sido conduzidos com crianças que não conseguiram aprender a ler quando expostas ao ensino em escola regular durante pelo menos um ano letivo. Desenvolvemos programas de ensino com o objetivo de estabelecer o reconhecimento de palavras, como um passo inicial em direção ao objetivo mais ambicioso de ensinar leitura com compreensão e escrita fluente. Esses programas foram desenvolvidos ao longo de vários anos de pesquisa e incorporam uma variedade de procedimentos empregados na pesquisa básica sobre controle de estímulos. O artigo descreve aspectos gerais da abordagem e ilustra seus resultados com dados obtidos cm vários dos estudos realizados.

Keywords : Aquisição de leitura; Reconhecimento de palavras; Controle de estímulos; Emparelhamento com o modelo; Equivalência de estímulos; Exclusão; Resposta construída; Alunos analfabetos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License