SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 special issueIdentity: the functions of selfActa Comportamentalia 1992-2006: a bibliomethric analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

ROSE, Júlio C. de  and  BORTOLOTI, Renato. A equivalência de estímulos como modelo do significado. Acta comport. [online]. 2007, vol.15, n.spe, pp. 83-102. ISSN 0188-8145.

O modelo de equivalência de estímulos definiu comportamentos simbólicos oferecendo critérios operacionais que permitiram simulações experimentais da aquisição e manipulação de símbolos. Este artigo descreve uma validação da equivalência como modelo do significado e trata de propriedades quantitativas de relações simbólicas simuladas experimentalmente. Resultados obtidos em trabalhos que utilizaram um instrumento de diferencial semântico na avaliação de estímulos equivalentes são fornecidos como evidências empíricas de que relações de equivalência podem conferir significado a estímulos inicialmente desprovidos desta função. O diferencial semântico também permitiu avaliar propriedades quantitativas de relações de equivalência a partir da mensuração do nível de transferência de significados ocorrido nas classes estabelecidas. Nos trabalhos descritos, o nível de transferência de significados pareceu variar sistematicamente de acordo com os parâmetros experimentais envolvidos. Variações na transferência de funções indicam variações no grau de relacionamento de estímulos equivalentes.

Keywords : Equivalência de estímulos; Transferência de funções; Medida de significado; Grau de relacionamento de estímulos equivalentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License