SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número especialIdentità: le funzioni del séActa Comportamentalia 1992-2006: un análisis bibliométrico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Comportamentalia

versión impresa ISSN 0188-8145

Resumen

ROSE, Júlio C. de  y  BORTOLOTI, Renato. A equivalência de estímulos como modelo do significado. Acta comport. [online]. 2007, vol.15, n.spe, pp. 83-102. ISSN 0188-8145.

O modelo de equivalência de estímulos definiu comportamentos simbólicos oferecendo critérios operacionais que permitiram simulações experimentais da aquisição e manipulação de símbolos. Este artigo descreve uma validação da equivalência como modelo do significado e trata de propriedades quantitativas de relações simbólicas simuladas experimentalmente. Resultados obtidos em trabalhos que utilizaram um instrumento de diferencial semântico na avaliação de estímulos equivalentes são fornecidos como evidências empíricas de que relações de equivalência podem conferir significado a estímulos inicialmente desprovidos desta função. O diferencial semântico também permitiu avaliar propriedades quantitativas de relações de equivalência a partir da mensuração do nível de transferência de significados ocorrido nas classes estabelecidas. Nos trabalhos descritos, o nível de transferência de significados pareceu variar sistematicamente de acordo com os parâmetros experimentais envolvidos. Variações na transferência de funções indicam variações no grau de relacionamento de estímulos equivalentes.

Palabras clave : Equivalência de estímulos; Transferência de funções; Medida de significado; Grau de relacionamento de estímulos equivalentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License