SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1The interference of contextual variables on exclusion probesof novel names and verbs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

BENVENUTI, Marcelo Frota Lobato  and  TOMANARI, Gerson Yukio. Respostas de observação mantidas por estímulos compostos em pombos. Acta comport. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp. 9-33. ISSN 0188-8145.

Com o objetivo de analisar experimentalmente a manutenção de respostas de observação pela apresentação de estímulos compostos, quatro pombos foram expostos a um procedimento de tentativas discretas em que presença ou ausência de alimento ao fim da tentativa independia do responder. Bicar o disco de resposta tinha como única conseqüência a apresentação sucessiva de um de quatro estímulos compostos (cor e orientação de uma linha). Três fases foram realizadas, nas quais as propriedades discriminativas dos estímulos, residentes na orientação da linha, na cor ou em combinações cor/linha, foram manipuladas. O efeito da apresentação dos estímulos compostos sobre a emissão de respostas de observação foi transitório para três dos quatro sujeitos. Ao quarto sujeito, por ser o único pombo a apresentar consistentemente o responder de observação, foram feitas manipulações experimentais adicionais que buscaram avaliar os possíveis efeitos reforçadores de cada componente do estímulo composto isoladamente. Os dados sugerem que respostas de observação podem ser mantidas por estímulos discriminativos compostos estabelecidos pela combinação de dois elementos, no caso, cor e orientação da linha. Entretanto, trata-se de um repertório complexo e frágil que precisa ser analisado em busca de se identificar as condições propícias para se estabelecer os devidos controles de estímulos.

Keywords : resposta de observação; estímulos compostos; reforço condicionado; controle de estímulos; pombos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License