SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Observing responses maintained by compound stimuli in pigeonsEffects of the experimental history with different kinds of instructions and the control of contingencies for following instructions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

COSTA, Aline Roberta Aceituno; DE ROSE, Júlio César  and  DE SOUZA, Deisy das Graças. Interferência de variáveis de contextoem sondas de exclusão com substantivos e verbos novos. Acta comport. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp. 35-54. ISSN 0188-8145.

O responder por exclusão tem sido documentado com relações nome-objeto: diante de um nome indefinido participantes selecionam um item indefinido. Este estudo objetivou investigar determinantes desse responder,procurando identificar condições sob as quais a exclusão deixa de ocorrer e os participantes escolhem uma máscara em vez do estímulo indefinido. Foram comparados modelos constituídos por pseudo-palavras com topografia de gerúndio ou com topografia de substantivo. Quando era estabelecida uma linha de base com figuras de objetos como comparações e os respectivos nomes como modelos, a apresentação de um pseudo-nome em sondas levava à escolha da figura indefinida, mas quando era apresentado um pseudo-gerúndio os participantes frequentemente escolhiam a máscara. Quando era estabelecida uma linha de baseem que os estímulos de comparação eram clipes de vídeo de ações conhecidas e os modelos eram gerúndios,a apresentação de um pseudo-gerúndio levava à escolha do vídeo de ação indefinida, mas os participantes frequentemente escolhiam a máscara diante de um pseudo-nome. Os dados sugerem que a discrepância entre as classes de modelos e comparações interfere com o responder por exclusão e fortalecem a noção de que a formação de uma classe de estímulos envolvendo simultaneamente modelo e comparações é condição necessária para a exclusão.

Keywords : Responder por exclusão; mapeamento rápido; aquisição de vocabulário; pistas lexicais; substantivos; verbos; crianças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License