SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Analysis of writing as a linguistic modalityJealousy: Analytic behavioral interpretation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

SOUZA, Eduardo José de  and  KUBO, Olga Mitsue. Características dos componentes da classe geral denominada comportamento criativo identificadas a partir da literatura da Análise do Comportamento. Acta comport. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp. 107-134. ISSN 0188-8145.

Investigar o fenômeno “criatividade” a partir da noção de comportamento traz como exigência identificar as características dos componentes da classe geral comportamento criativo. Foram examinadas 20 fontes de informação sobre comportamento criativo na literatura da Análise do Comportamento. O procedimento consistiu em destacar trechos das obras que definiam ou caracterizavam esse comportamento. Os destaques foram organizados segundo categorias referentes a características da classe de estímulos antecedentes, características da classe de respostas e características da classe de estímulos conseqüentes. Como característica da classe de estímulos antecedentes, é possível afirmar que esta se constitui por estímulos “novos”, cuja relação de controle é “sutil”. A classe de respostas do comportamento criativo é caracterizada por respostas infreqüentes, não emitidas anteriormente. As respostas são denominadas por verbos como “variar”, “manipular”, “associar”, “combinar” e “criar elos”. A classe de estímulos conseqüentes é caracterizada pela utilidade da resposta. Termos como “novo” e “sutil”, são vagos, portanto, insuficientes para se referir ao comportamento criativo de modo mais preciso. Estudos sobre variabilidade comportamental se mostram relevantes para compreender o comportamento criativo sendo que os verbos encontrados para se referir à classe de resposta denotam variação da resposta. A utilidade da resposta é provavelmente uma característica definidora do comportamento criativo.

Keywords : análise do comportamento; comportamento criativo; análise comportamental da criatividade; criatividade; noção de comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License