SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Características dos componentes da classe geral denominada comportamento criativo identificadas a partir da literatura da Análise do Comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

COSTA, Nazaré  e  BARROS, Romariz da Silva. Ciúme: Uma interpretação analítico-comportamental. Acta comport. [online]. 2010, vol.18, n.1, pp. 135-149. ISSN 0188-8145.

Análises e considerações sobre ciúme respaldadas na Análise do Comportamento já foram feitas por alguns autores, inclusive por Skinner. Entretanto, observa-se que a produção neste referencial teórico é escassa. Considerando que o ciúme permeia importantes questões ligadas à atividade do psicólogo e que ainda existem lacunas importantes na literatura, este artigo pretende apresentar uma possibilidade de interpretação do ciúme a partir do referencial analítico-comportamental. Esta interpretação foi elaborada tanto com base em análises feitas por autores que possuem referenciais diversos quanto considerando uma literatura específica de analistas do comportamento.

Palavras-chave : Ciúme; Análise do Comportamento; proposta de interpretação; competição; comportamento emocional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License