SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Description accuracy, feedback and knowledge about postcontact description purpose on performance, elaboration and description transmission author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

BARBA, Lourenço de Souza. Variabilidade Comportamental Operante e o Esquema de Reforçamento Lag-N. Acta comport. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 155-188. ISSN 0188-8145.

Pesquisadores afirmam que a variabilidade constitui uma dimensão operante do comportamento. O estudo presente analisou a consistência dessa posição, adotando um conceito de operante que distingue classes descritivas e classes funcionais. O reforçamento diferencial modela operantes modificando a correlação entre as duas classes. A variação positiva da correlação representa o processo de diferenciação. As classes descritivas são definidas sobre parâmetros do comportamento. Definido um parâmetro, pode-se definir um parâmetro secundário, o tempo de recorrência (TR), que mede recência. Os esquemas Lag-N defi nem classes sobre o parâmetro TR. Muitos estudos sobre variabilidade operante empregaram esquemas Lag-N e reforçaram diferencialmente a emissão de diferentes sequências de respostas. Esses estudos adotaram como principal variável dependente um índice (U), que mede previsibilidade de eventos. Eram registradas as frequências em que era emitida cada uma das diferentes sequências. O índice U refletia a uniformidade da distribuição dessas frequências. Como o esquema Lag-N não define sua classe descritiva sobre U, não se pode medir a variação da correlação sobre esse índice. A variação de U não representa, portanto, o processo de diferenciação que os esquemas Lag-N promovem. Essa circunstância traz dificuldades à tese de que a variabilidade é uma dimensão operante do comportamento.

Keywords : variabilidade comportamental; variabilidade operante; comportamento operante; esquema Lag-N; sequências comportamentais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License