SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Tolman and Pavlovian conditioningInstrumentality and coherence of the concept of private events author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

FERREIRA, Paulo Roberto dos Santos; DOMENICONI, Camila  and  DE ROSE, Júlio César Coelho. As extensões do tacto segundo a concepção skinneriana de propriedade de estímulo. Acta comport. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 257-278. ISSN 0188-8145.

Em Verbal Behavior, B. F. Skinner apresenta uma interpretação a respeito das extensões do operante verbal tacto. Incluída em sua interpretação está uma categorização das extensões do tacto: genérica, metafórica, metonímica, solecista, nomeação e adivinhação. No entanto, o modo como tais categorias derivam-se de classes verbais estabelecidas não está devidamente esclarecido em sua obra. Também não estão definidas as regras que são consideradas pelo autor ao realizar a classificação dos tipos de extensões. Procurando explicitar, com base estritamente na interpretação skinneriana, o (1) mecanismo de extensões do tacto, e a (2) lógica envolvida na sua categorização, buscou-se, no Verbal Behavior e em textos prévios do autor, informações que permitissem elucidar esses importantes aspectos de sua interpretação. Destacou-se, no curso da investigação, a importância da noção de propriedade de estímulo na interpretação skinneriana das extensões do tacto como uma noção fundamental na explicitação do mecanismo comportamental envolvido nas extensões, ou mesmo subsidiando a categorização dos diferentes tipos apresentados pelo autor. A partir disso, enumerou-se, em ordem decrescente de probabilidade de emissão, as extensões do tacto: extensão genérica, extensão metafórica, extensão metonímica, solecismo e adivinhação.

Keywords : comportamento verbal; extensões do comportamento verbal; tacto; comportamento novo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License