SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Tolman et le Conditionnement PavlovienInstrumentalidade e coerência do conceito de eventos privados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

FERREIRA, Paulo Roberto dos Santos; DOMENICONI, Camila  e  DE ROSE, Júlio César Coelho. As extensões do tacto segundo a concepção skinneriana de propriedade de estímulo. Acta comport. [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 257-278. ISSN 0188-8145.

Em Verbal Behavior, B. F. Skinner apresenta uma interpretação a respeito das extensões do operante verbal tacto. Incluída em sua interpretação está uma categorização das extensões do tacto: genérica, metafórica, metonímica, solecista, nomeação e adivinhação. No entanto, o modo como tais categorias derivam-se de classes verbais estabelecidas não está devidamente esclarecido em sua obra. Também não estão definidas as regras que são consideradas pelo autor ao realizar a classificação dos tipos de extensões. Procurando explicitar, com base estritamente na interpretação skinneriana, o (1) mecanismo de extensões do tacto, e a (2) lógica envolvida na sua categorização, buscou-se, no Verbal Behavior e em textos prévios do autor, informações que permitissem elucidar esses importantes aspectos de sua interpretação. Destacou-se, no curso da investigação, a importância da noção de propriedade de estímulo na interpretação skinneriana das extensões do tacto como uma noção fundamental na explicitação do mecanismo comportamental envolvido nas extensões, ou mesmo subsidiando a categorização dos diferentes tipos apresentados pelo autor. A partir disso, enumerou-se, em ordem decrescente de probabilidade de emissão, as extensões do tacto: extensão genérica, extensão metafórica, extensão metonímica, solecismo e adivinhação.

Palavras-chave : comportamento verbal; extensões do comportamento verbal; tacto; comportamento novo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License