SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Respostas de observação em pombos expostos a apresentações de comida independente de respostaDesenvolvimento e avaliação de um sistema informatizado de instrução programada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

DAHAS, Liane Jorge de Souza et al. Formação de classes funcionais em cães domésticos (Canis familiaris): uma abordagem da aquisição de comportamento pré-simbólico. Acta comport. [online]. 2010, vol.18, n.3, pp. 317-346. ISSN 0188-8145.

O presente estudo investigou a possibilidade de ensinar dois cães domésticos (Canis familiaris) a responderem adequadamente a duas classes de três estímulos (caixas contendo pedaços de alimento quando com função positiva) através de um procedimento de mudanças sucessivas de discriminação simples (MSDS). A coleta de dados foi realizada em uma sala na qual duas, quatro ou seis caixas de madeira eram dispostas lado a lado, em posições fixas. Inicialmente, os sujeitos responderam a dois estímulos por sessão (um positivo [S+] e outro negativo[S-]). Posteriormente quatro das seis caixas eram apresentadas, duas com função S+ e outras duas com função S-. Na fase seguinte, foi realizado um treino de MSDS com as quatro caixas. Em seguida os sujeitos foram expostos a um treino de MSDS com as seis caixas. Foram realizados sete testes. Cada um deles consistia em (1) uma sessão de mudança de função de estímulo com quatro caixas, e então (2) eram re-inseridas as duas caixas restantes na sala experimental. Um sujeito respondeu adequadamente a três desses sete testes e o outro a quatro deles. Discutem-se os efeitos da ênfase na modalidade visual de discriminação e o uso de posições fixas das caixas sobre o desempenho dos sujeitos.

Palavras-chave : Cognição animal; classes funcionais; mudanças sucessivas de discriminação simples; cães domésticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License