SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Effects of qualitatively varied reinforcement on response rate in ratsEffects of training order and transfer of functions on ordinal relations in deaf people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

DE ALBUQUERQUE, Luiz Carlos; MESCOUTO, Wandria de Andrade  and  PARACAMPO, Carla Cristina Paiva. Controle por Regras: efeitos de perguntas, sugestões e ordens. Acta comport. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp. 19-42. ISSN 0188-8145.

Investigando se o seguir regras depende de se o ouvinte discrimina ou não a discrepância regras/contingências e se este comportamento depende das propriedades formais da regra, 24 estudantes universitários foram expostos a um procedimento de escolha de acordo com o modelo. A tarefa era apontar para os estímulos de comparação em sequência. Os estudantes foram distribuídos em quatro condições. Em cada condição, na Fase 1, a sequência correta era modelada e depois mantida em esquema razão fixa. Nas Fases 2 e 3, as contingências eram mantidas inalteradas, enquanto as regras eram manipuladas. Na Fase 1 das Condições 1 e 3, eram feitas perguntas acerca das contingências. Nas Condições 2 e 4, não eram feitas perguntas. Nas Condições 1 e 2, a Fase 2 era iniciada com a sugestão e a Fase 3, com a ordem. Nas Condições 3 e 4, era o inverso. Na Condição 1, 5 dos 6 participantes não seguiram a sugestão na Fase 2. Na Condição 4, os 5 participantes seguiram a ordem na Fase 2. Nas Condições 2 e 3 houve variabilidade nos resultados. Sugere-se que a manutenção, ou não, do seguir regras discrepantes depende, em parte, da discriminação da discrepância regras/contingências e das propriedades formais da regra.

Keywords : controle instrucional; controle por contingências; sugestão; ordem; perguntas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License