SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Efectos del reforzamiento cualitativamente variado sobre la tasa de respuesta en ratasEfeitos da ordem de ensino e da transferência de funções sobre relações ordinais em surdos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Comportamentalia

versión impresa ISSN 0188-8145

Resumen

DE ALBUQUERQUE, Luiz Carlos; MESCOUTO, Wandria de Andrade  y  PARACAMPO, Carla Cristina Paiva. Controle por Regras: efeitos de perguntas, sugestões e ordens. Acta comport. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp. 19-42. ISSN 0188-8145.

Investigando se o seguir regras depende de se o ouvinte discrimina ou não a discrepância regras/contingências e se este comportamento depende das propriedades formais da regra, 24 estudantes universitários foram expostos a um procedimento de escolha de acordo com o modelo. A tarefa era apontar para os estímulos de comparação em sequência. Os estudantes foram distribuídos em quatro condições. Em cada condição, na Fase 1, a sequência correta era modelada e depois mantida em esquema razão fixa. Nas Fases 2 e 3, as contingências eram mantidas inalteradas, enquanto as regras eram manipuladas. Na Fase 1 das Condições 1 e 3, eram feitas perguntas acerca das contingências. Nas Condições 2 e 4, não eram feitas perguntas. Nas Condições 1 e 2, a Fase 2 era iniciada com a sugestão e a Fase 3, com a ordem. Nas Condições 3 e 4, era o inverso. Na Condição 1, 5 dos 6 participantes não seguiram a sugestão na Fase 2. Na Condição 4, os 5 participantes seguiram a ordem na Fase 2. Nas Condições 2 e 3 houve variabilidade nos resultados. Sugere-se que a manutenção, ou não, do seguir regras discrepantes depende, em parte, da discriminação da discrepância regras/contingências e das propriedades formais da regra.

Palabras clave : controle instrucional; controle por contingências; sugestão; ordem; perguntas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License