SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Rule Control: Effects of Questions, Suggestions and OrdersThe effects of order, suggestion and agreement on non-verbal behavior of adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

ASSIS, Grauben; MAGALHAES, Priscila Giselli Silva; MONTEIRO, Paula Danielle Souza  and  CARMO, João dos Santos. Efeitos da ordem de ensino e da transferência de funções sobre relações ordinais em surdos. Acta comport. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp. 43-63. ISSN 0188-8145.

O presente estudo verificou os efeitos da ordem de ensino e da transferência de funções sobre relações ordinais em crianças surdas. Doze crianças surdas foram distribuídas em dois grupos experimentais. No Grupo 1 a tarefa era ordenar os estímulos com base na numerosidade, e em seguida ordenar outros estímulos sem ter por base a numerosidade. No Grupo 2 os participantes eram expostos à ordem inversa. No procedimento de ensino informatizado, a tela do computador era dividida em "área de escolha", onde os estímulos eram apresentados aos pares, e "área de construção", onde os estímulos eram dispostos lado a lado após a seleção. Respostas corretas produziam uma animação na tela, após completar a seqüência. Caso contrário, a tela escurecia por 2 s. Após revisão da linha de base, eram apresentados testes de transitividade e conectividade. Todos os participantes atingiram o critério de acerto e foram capazes de formar novas seqüências, com alguma variabilidade inter e intra-sujeitos. Nos testes de conectividade, os participantes do Grupo 1 apresentaram um responder mais consistente com a linha de base. Houve transferência de funções ordinais para os novos estímulos, demonstrando-se a eficácia do procedimento de sobreposição no estabelecimento de classes de estímulos ordinais equivalentes.

Keywords : Controle de estímulos; relações ordinais; sobreposição de estímulos; ordem de ensino; crianças surdas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License