SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Efeitos da ordem de ensino e da transferência de funções sobre relações ordinais em surdosEfeitos de atraso e tarefa na resolução de problemas matemáticos em crianças com e sem TDAH índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

FARIAS, Andréa Fonseca; PARACAMPO, Carla Cristina Paiva  e  ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de. Efeitos de ordens, sugestões e acordos sobre o comportamento não-verbal de adultos. Acta comport. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp. 65-88. ISSN 0188-8145.

O presente estudo investigou os efeitos de regras apresentadas na forma de ordem, de sugestão e de acordo sobre o comportamento não-verbal de adultos. Vinte e quatro universitários foram expostos a um procedimento de escolha de acordo com o modelo; a tarefa consistia em apontar para cada um dos três estímulos de comparação, em sequência. Na Fase 1 dos Experimentos I e II eram apresentadas regras na forma de ordem, de sugestão ou de acordo. No Experimento I, a ordem, a sugestão e o acordo descreviam apenas uma das duas sequências de respostas que produziam pontos (trocáveis por dinheiro). No Experimento II, estas regras descreviam as duas sequências de respostas que produziam pontos, sendo uma, a sequência ordenada, sugerida ou acordada e a outra, a sequência alternativa. Na Fase II, dos dois experimentos, havia mudança não sinalizada nas contingências de reforçamento. Os resultados mostraram que a ordem, a sugestão e o acordo estabeleceram comportamentos novos. Adicionalmente, mostraram que os comportamentos estabelecidos pela ordem e pelo acordo são mais prováveis de serem mantidos após a mudança nas contingências, quando comparados com os comportamentos estabelecidos pela sugestão. Discute-se que a manutenção do seguir regras depende, em parte, das propriedades formais das regras.

Palavras-chave : propriedades formais das regras; escolha de acordo com o modelo; adultos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License