SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Efeitos de ordens, sugestões e acordos sobre o comportamento não-verbal de adultosPromoção de interações sociais entre colegas e criança autista em ambiente de inclusão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

SILVA, Renata Limongi França Coelho; COELHO, Cristiano  e  DA SILVA, André Vasconcelos. Efeitos de atraso e tarefa na resolução de problemas matemáticos em crianças com e sem TDAH. Acta comport. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp. 89-106. ISSN 0188-8145.

Na análise do comportamento, situações de autocontrole/impulsividade têm sido estudadas por meio de situações de escolha com alternativas que diferem em atraso e magnitude do reforço. Oito crianças foram alocadas em um grupo "com TDAH" e seis em um grupo "sem TDAH". Posteriormente essas crianças foram submetidas a cinco sessões experimentais de resolução de contas de adição e subtração que poderiam ser realizadas conforme uma de duas tarefas. Como em outros estudos sobre os efeitos do atraso em situações de escolha com humanos, a proporção de escolha entre as tarefas não variou sistematicamente com a manipulação do atraso. Por outro lado, para o grupo "com TDAH", observaram-se maiores flutuações na preferência entre as alternativas ao longo das sessões experimentais. Os presentes resultados indicam os cuidados necessários para se afirmar que o TDAH envolve autocontrole quando se utiliza escolhas com atraso, além de discutir os problemas em se utilizar este modelo.

Palavras-chave : Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); autocontrole; atraso; escolha; reforço.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License