SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Efeitos de atraso e tarefa na resolução de problemas matemáticos em crianças com e sem TDAHLa noción de discurso didáctico en el análisis psicológico de los procesos educativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

NICOLINO, Victor Faria  e  MALERBI, Fani Eta Korn. Promoção de interações sociais entre colegas e criança autista em ambiente de inclusão. Acta comport. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp. 107-123. ISSN 0188-8145.

O objetivo do presente estudo foi verificar a possibilidade de aumentar a freqüência de interações sociais entre uma criança autista e seus colegas sem problemas de desenvolvimento, através da utilização de um procedimento de modelação ao vivo. Os participantes foram um menino (H), com idade de 5 anos, diagnosticado com ASD desde os 3 anos e três colegas da mesma classe (duas meninas e um menino), com idades entre 4 e 5 anos, sem diagnóstico de necessidade especial. A intervenção ocorreu na quinta sessão de observação e consistiu na apresentação de um modelo de interação entre o experimentador (E) e H. Isto ocorreu na presença de todos os colegas durante as duas atividades (atividade que envolve brinquedos e apresentação de tarefas aos colegas). Os resultados evidenciaram que após a observação da interação entre E e H, os três colegas aumentaram a taxa de iniciações sociais dirigidas a H e este aumentou a taxa de respostas a essas iniciações em relação à Linha de Base. A taxa de interações entre os colegas e H continuou a crescer até atingir uma estabilidade em torno de 3 iniciações/minuto, mantendo-se nesse nível até o término do procedimento de observação na décima segunda sessão.

Palavras-chave : autismo; modelação; desenvolvimento atípico; Análise do Comportamento; interações sociais; educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License