SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Two procedures for the introduction of differential reinforcement in teaching simple discrimination to infantsPotentialities and interpersonal difficulties of college students: a characterization study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

ALVES, Keila Regina Sales; DE ASSIS, Grauben José Alves; KATO, Olívia Misae  and  BRINO, Ana Leda de Faria. Leitura recombinativa após procedimentos de fading in de sílabas das palavras de ensino em pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo. Acta comport. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 183-203. ISSN 0188-8145.

O principal objetivo do presente estudo foi investigar se o uso de um procedimento de fading in que consistiu no aumento gradual da letra de apresentação de sílabas no ensino de leitura poderia favorecer a leitura recombinativa. Dois participantes com atraso no desenvolvimento cognitivo foram submetidos ao ensino das relações entre palavras ditadas e palavras impressas (AC) e em seguida, aos testes de equivalência entre figuras e palavras impressas (BC) e palavras impressas e figuras (CB). Em seguida, foram aplicados testes de leitura das palavras de ensino e de generalização. Utilizaram-se sondas de controle silábico, verifi candose controle restrito de componentes das palavras de ensino. Um participante foi submetido ao procedimento de ensino combinado de cópia, ditado e oralização (CDO), primeiramente com destaque das sílabas que não haviam adquirido controle da leitura, e depois envolvendo fading in caracterizado pelo aumento gradual da sílaba. O outro participante foi exposto diretamente ao ensino de CDO com fading in. Ambos apresentaram a leitura recombinativa após a condução do procedimento de fading in. Os resultados sugerem que o aumento gradual da sílaba no fading in durante a aplicação de CDO favorece o estabelecimento de controle por todas as sílabas produzindo leitura recombinativa em pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo.

Keywords : Controle de estímulos; equivalência; leitura recombinativa; fading in; atraso no desenvolvimento cognitivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )