SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Potencialidades e dificuldades interpessoais de universitários: estudo de caracterizaçãoEducação terapêutica para a pacientes com dermatite atópica e seus cuidadores: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

TINTORI, Fabiana; BAST, Diana Ferroni  e  PITTA, Márcia da Rocha. Jogo na terapia comportamental em grupo de crianças com TDAH. Acta comport. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 225-239. ISSN 0188-8145.

Num quadro característico de TDAH, observam-se Déficits e excessos comportamentais importantes e que interferem no funcionamento global da criança. Diante disso, o terapeuta pode utilizar os jogos de mesa em um contexto grupal em que contingências podem ser planejadas para se obter aquisições comportamentais como: controle por regras; desenvolver repertório de autocontrole; desenvolver repertório social; aumentar a auto-estima; desenvolver repertório de atenção; aprender comportamentos de organização; desenvolver repertório acadêmico e cognitivo. A utilização de jogo num contexto em grupo propicia a exposição direta das crianças a situações de interação social num contexto protegido, auxilia na manutenção de comportamentos desejáveis e possibilita ao terapeuta manejar adequadamente habilidades sociais. No presente trabalho são descritos o papel dos jogos e a forma como são utilizados, partindo-se de uma perspectiva em grupo de uma população específi ca de crianças com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Palavras-chave : Terapia comportamental; psicoterapia de grupo; crianças; jogos e brinquedos; TDAH.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )