SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Use of games in behavioral group therapy for children with ADHD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

ZAZULA, Robson et al. Educação terapêutica para a pacientes com dermatite atópica e seus cuidadores: uma revisão sistemática. Acta comport. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 241-252. ISSN 0188-8145.

A dermatite atópica (DA) é uma doença crônica de pele, de etiologia desconhecida e com maior incidência na infância, o que exige o estabelecimento de rotinas de tratamento para evitar a recorrência dos sintomas. Uma difi culdade no controle adequado da doença é a baixa adesão ao tratamento pelos pacientes e seus cuidadores. Com o objetivo de obter uma melhora na qualidade de vida, programas de educação terapêutica (ET) têm sido propostos como forma efi caz de aumentar a adesão ao tratamento. O objetivo deste estudo é avaliar a qualidade das evidências científicas que dão suporte à indicação da implantação de programas de ET para crianças ou adolescentes com DA e/ou seus cuidadores. Foi realizada uma revisão sistemática de pesquisas empíricas publicadas entre 2000 e 2010, que utilizaram como estratégia de intervenção a ET com essas famílias. Nove artigos foram selecionados entre os 115 localizados. Constatou-se que diferentes variáveis, como quantidade de medicamentos utilizados, qualidade de vida e nível de conhecimento e informação sobre a doença foram investigadas. Além disso, observa-se ausência de descrições detalhadas dos procedimentos, o que difi culta a sua replicação. Apesar destas limitações, os resultados obtidos indicam eficácia de programas de ET direcionados a essa população.

Keywords : educação terapêutica; dermatite atópica; eczema; psicologia da saúde; programas educacionais; criança; adolescente; cuidadores; revisão sistemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )