SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Jogo na terapia comportamental em grupo de crianças com TDAH índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Acta Comportamentalia

versión impresa ISSN 0188-8145

Resumen

ZAZULA, Robson et al. Educação terapêutica para a pacientes com dermatite atópica e seus cuidadores: uma revisão sistemática. Acta comport. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 241-252. ISSN 0188-8145.

A dermatite atópica (DA) é uma doença crônica de pele, de etiologia desconhecida e com maior incidência na infância, o que exige o estabelecimento de rotinas de tratamento para evitar a recorrência dos sintomas. Uma difi culdade no controle adequado da doença é a baixa adesão ao tratamento pelos pacientes e seus cuidadores. Com o objetivo de obter uma melhora na qualidade de vida, programas de educação terapêutica (ET) têm sido propostos como forma efi caz de aumentar a adesão ao tratamento. O objetivo deste estudo é avaliar a qualidade das evidências científicas que dão suporte à indicação da implantação de programas de ET para crianças ou adolescentes com DA e/ou seus cuidadores. Foi realizada uma revisão sistemática de pesquisas empíricas publicadas entre 2000 e 2010, que utilizaram como estratégia de intervenção a ET com essas famílias. Nove artigos foram selecionados entre os 115 localizados. Constatou-se que diferentes variáveis, como quantidade de medicamentos utilizados, qualidade de vida e nível de conhecimento e informação sobre a doença foram investigadas. Além disso, observa-se ausência de descrições detalhadas dos procedimentos, o que difi culta a sua replicação. Apesar destas limitações, os resultados obtidos indicam eficácia de programas de ET direcionados a essa população.

Palabras clave : educação terapêutica; dermatite atópica; eczema; psicologia da saúde; programas educacionais; criança; adolescente; cuidadores; revisão sistemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )