SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3¿Es la "abstención" de comer comida disponible un ejemplo de conducta autocontrolada en palomas?História de aquisição do comportamento em um múltiplo FR-DRL: diferenciação e estabilidade das taxas de respostas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

NASCIMENTO, Gabriela Souza do  e  CARVALHO NETO, Marcus Bentes de. Supressão Condicionada Com Diferentes Estímulos Aversivos: Choque Elétrico e Jato de Ar Quente. Acta comport. [online]. 2011, vol.19, n.3, pp. 269-280. ISSN 0188-8145.

Com o objetivo de testar a generalidade do fenômeno da supressão condicionada, foram utilizados e comparados dois tipos de estímulos aversivos: choque elétrico (CE) e jato de ar quente (JAQ). Quatro ratos albinos foram divididos em pares e cada par foi exposto a pareamentos do som + CE ou som + JAQ. O responder operante registrado, nesta fase, foi a resposta de pressão à barra, mantida em esquema de intervalo variável. Os dois sujeitos expostos ao CE apresentaram supressão condicionada, enquanto que apenas um dos sujeitos do par utilizando o JAQ apresentou o mesmo efeito. A supressão com JAQ foi parcial, enquanto com CE foi total. Discutem-se as diferenças observadas em termos da natureza dos estímulos aversivos e dos procedimentos adotados.

Palavras-chave : Controle aversivo; Supressão condicionada; Jato de ar quente; Choque elétrico; Generalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License