SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Supressão Condicionada Com Diferentes Estímulos Aversivos: Choque Elétrico e Jato de Ar QuenteFactores Contextuales en el recuerdo: Aportaciones experimentales y teóricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

PORTO, Tatiany Honório; RAMOS, Murilo Nogueira  e  COSTA, Carlos Eduardo. História de aquisição do comportamento em um múltiplo FR-DRL: diferenciação e estabilidade das taxas de respostas. Acta comport. [online]. 2011, vol.19, n.3, pp. 281-306. ISSN 0188-8145.

Estudou-se o efeito de diferentes histórias de aquisição, em um programa de reforço múltiplo FR-DRL, sobre a diferenciação nas taxas de respostas e sobre o tempo necessário (em minutos e número de sessões) para que a taxa de respostas atingisse estabilidade. Estudantes universitários foram distribuídos em quatro grupos com diferentes histórias de aquisição: Grupo 1- Incremento intra-sessão e não simultâneo do FR e do DRL (incremento primeiro do DRL e depois do FR); Grupo 2-Incremento intra-sessão e simultâneo do FR e do DRL; Grupo 3-Incremento do FR e do DRL inter-sessão e Grupo 4-Incremento dos FR e do DRL inter-sessão, com a diferença de que o critério para mudança de componente de tempo fixo (3 minutos) para esse grupo, enquanto para os Grupos 1, 2 e 3 o critério para mudança de componente foi a obtenção de 10 pontos. Após a aquisição todos os participantes foram expostos a um múltiplo FR 60 - DRL 20 s por 20 sessões em que a estabilidade do comportamento foi avaliada. A diferenciação nas taxas de respostas entre os componentes do múltiplo pode ser atingida com diferentes formas de se programar a aquisição do comportamento e os participantes de todos os grupos atingiram o critério de estabilidade em no máximo nove sessões de exposição.

Palavras-chave : esquemas de reforçamento; esquema múltiplo; história de aquisição; fatores de procedimento; estabilidade; humanos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License