SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Factores Contextuales en el recuerdo: Aportaciones experimentales y teóricasTrabalhos de Análise do Comportamento na área de Educação em periódicos brasileiros no período de 1961 a 2006 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

MEDEIROS, José Gonçalves et al. Emergência de leitura de frases a partir do ensino de suas unidades constituintes. Acta comport. [online]. 2011, vol.19, n.3, pp. 317-342. ISSN 0188-8145.

Ensinar apenas palavras garante leitura de textos mais complexos? Não seria necessário um repertório mínimo de leitura de frases? Considerando essas questões, esse trabalho procurou ensinar crianças a ler e escrever palavras substantivadas, a nomear números, numerais e quantidades, cores e nomes de cores e, em situação de teste, ler "frases" compostas por esses elementos. Participaram 17 crianças, entre seis e oito anos, da primeira série de uma escola pública. Destas, 11 crianças passaram pelo procedimento de ensino (Grupo Experimental) e seis não passaram pelo procedimento (Grupo Controle). As classes de respostas foram ensinadas utilizando procedimento computadorizado de discriminação condicional. No Teste de leitura, as palavras substantivadas, os números, numerais e quantidades, cores e nomes de cores ensinados foram testados conjuntamente, formando frases, cujo desempenho não foi consequenciado. Um Teste de Equivalência de Agrupamento verificou se a leitura era realizada com significado. Das 11 crianças, seis leram com 100% de acerto as frases apresentadas. Uma criança leu com 100% de acerto o primeiro e segundo conjuntos e duas crianças leram o primeiro conjunto, também com 100% de acerto. O estudo mostrou que é possível, após o ensino de palavras substantivadas isoladas, produzir a emergência de leitura de frases com compreensão.

Palavras-chave : ensino de leitura; ensino de escrita; ensino de números; emergência de leitura de frases; discriminação condicional; equivalência de estímulos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License