SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Trabalhos de Análise do Comportamento na área de Educação em periódicos brasileiros no período de 1961 a 2006 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

CORREIA, Karyne Mariano Lira  e  BORLOTI, Elizeu. Mulher e Depressão: Uma Análise Comportamental-Contextual. Acta comport. [online]. 2011, vol.19, n.3, pp. 359-373. ISSN 0188-8145.

A depressão é, atualmente, um problema significativo de saúde pública. Pacientes deprimidos costumam passar mais dias longe do trabalho, tornam-se, com mais frequência, clinicamente doentes, apresentam maior risco de suicídio do que as pessoas em geral, entre outros problemas. Entre os diagnosticados como "deprimidos", o numero de mulheres tem sido duas vezes maior que o de homens. A Análise do Comportamento explica a depressão a partir das contingências presentes no contexto ambiental em que o deprimido está inserido. Este artigo consiste de uma revisão bibliográfica acerca da depressão relacionada à mulher e tem por objetivo discutir essa relação a partir da perspectiva da Análise do Comportamento. Os contextos de gravidez, violência, problemas de saúde e fatores sócio-econômicos e familiares são analisados neste artigo.

Palavras-chave : Depressão; Mulher; Análise do Comportamento; Análise Funcional; Transtorno Psicológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License