SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Why aversive control is not an option in clinical settingEarly learning involving aversive stimuli: Initial considerations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

MAYER, Paulo César Morales  and  GONGORA, Maura Alves Nunes. Duas formulações comportamentais de punição: definição, explicação e algumas implicações. Acta comport. [online]. 2011, vol.19, n.4, pp. 47-63. ISSN 0188-8145.

As principais formulações teórico-conceituais de punição são as de Skinner (1953/2003) e de Azrin e Holz (1966/1975). Este artigo relata os resultados de um estudo que teve como objetivo explicitar as concepções teóricas e algumas das implicações dessas duas formulações. Para Skinner, punição é um "procedimento" definido pela apresentação de um estímulo reforçador negativo ou pela retirada de um reforçador positivo, cujo efeito supressor se deve à ocorrência de respostas competitivas. Skinner focaliza suas análises nos subprodutos indesejáveis produzidos por essa técnica. Azrin e Holz consideram punição como procedimento e processo. Seu foco de análise é o processo de redução comportamental, visto como efeito direto de certos estímulos contingentes ao responder. Entre as variadas implicações das duas formulações na área aplicada, encontram-se os posicionamentos distintos de autores incondicionalmente contrários e de autores parcialmente favoráveis ao uso da punição. No campo teórico, foram identificadas diferentes linhas de pesquisa e de interpretações sobre os mecanismos responsáveis pela supressão do responder. Dadas as diferenças constatadas entre essas concepções, discutem-se possíveis desdobramentos, para a Análise do Comportamento, de se utilizar uma mesma denominação para duas concepções distintas. Espera-se ter contribuído com o esclarecimento das particularidades que distinguem cada formulação.

Keywords : punição; teoria; definição; conceito; explicação; Análise do Comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )