SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Two behavioral formulations of punishment: definition, explanation and some implicationsSkinner and the asymmetry between reinforcement and punishment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

GEHM, Tauane P.. As primeiras aprendizagens com estímulos aversivos: considerações iniciais. Acta comport. [online]. 2011, vol.19, n.4, pp. 33-45. ISSN 0188-8145.

O objetivo deste artigo foi discutir as questões: (1) Quando começam as primeiras aprendizagens envolvendo estímulos aversivos?; e (2) Como são essas aprendizagens? Para tanto, foram analisados estudos experimentais com diferentes espécies, incluindo-se humanos, que se debruçaram sobre aprendizagens pré-natais e aprendizagens durante os primeiros dias após o nascimento. Apontam-se evidências de que a exposição pré-natal a determinados estímulos possa alterar a sua eficácia em um período pós-natal - mesmo com estímulos considerados aversivos incondicionados. Além disso, verifica-se a formação pré-natal de pareamentos respondentes aversivos. Com relação aos primeiros dias de vida pós-natal, apontam-se dados sobre a dificuldade de formação de pareamentos respondentes aversivos quando estes concorrem com a aprendizagem de relações de vinculação com o cuidador. De maneira ampla, sugere-se a importância de determinadas aprendizagens pré e pós-natais na formação e fortalecimento do vínculo entre cuidador e filhote de forma que estas possam retardar o aparecimento de algumas associações com estímulos aversivas. Por fim, conclui-se que considerar o nascimento como o começo de uma história de aprendizagem é um equívoco. Sendo a aprendizagem um fenômeno cumulativo, olhar para o período pré-natal pode somar na compreensão de comportamentos complexos que surjam e/ou que se mantenham a partir do contato com estímulos aversivos.

Keywords : aprendizagem pré-natal; primeiras aprendizagens; estímulos aversivos; vinculação; ontogênese; filogênese.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )