SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Early learning involving aversive stimuli: Initial considerationsAfter all, what is aversive control? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Comportamentalia

Print version ISSN 0188-8145

Abstract

CARVALHO NETO, Marcus Bentes de  and  MAYER, Paulo César Morales. Skinner e a assimetria entre reforçamento e punição. Acta comport. [online]. 2011, vol.19, n.4, pp. 21-32. ISSN 0188-8145.

O comportamento operante é definido como aquele que é afetado pelas suas consequências. Poderia se esperar, então, que enquanto alguns eventos ambientais posteriores ao responder teriam função fortalecedora, outras teriam uma função inversa, enfraquecendo-o. Entretanto, Skinner, ao discutir os mecanismos subjacentes ao fenômeno da punição, recorre a um modo explicativo alternativo, não estritamente selecionista. Adicionalmente, Skinner apresenta um conjunto de críticas ao uso da punição, enfatizando os seus efeitos negativos. Em tese, o reforçamento não teria os mesmos problemas e por isso seria uma melhor alternativa de controle. Reforçamento e punição seriam, nesse contexto, assimétricos. No presente ensaio foram identifi cadas e examinadas criticamente as oito principais objeções skinnerianas à punição. O objetivo foi avaliar se a caracterização que Skinner faz da punição se aplicaria ou não ao reforçamento, discutindo a partir daí a simetria ou assimetria entre os dois fenômenos. Observou-se que todas as operações e efeitos apresentados como típicos da punição (seus problemas intrínsecos) existiriam também no reforçamento. Portanto, usando a própria caracterização skinneriana, conclui-se que os dois fenômenos comportamentais seriam simétricos.

Keywords : Punição; reforçamento; consequências; simetria; assimetria; explicação do comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )